-
Arquitetos: Pargar Architecture and Design Studio
- Área: 4270 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Deed Studio & Bordbar
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício residencial Aria está localizado no distrito de Farmanieh, no norte de Teerã, que é uma área verde com ótimas vistas. O acesso ao local é fácil devido ao fato de estar cercado por 3 ruas e ter um bairro apenas no lado leste. Portanto, a equipe de projeto decidiu criar dois acessos diferentes ao prédio, um para estacionamento no sul e outro para acesso pedestre no norte. Essas localizações proporcionaram a iluminação adequada para o prédio.
A área do terreno é de 555 m² e a área total é de 4270 m², distribuídos em 15 andares. Este prédio é composto por 10 andares residenciais de unidades individuais com área de 240 m² cada, o térreo inclui um saguão e um centro de academia, os andares -1 a -3 incluem estacionamentos, cada um com entrada separada e rampa devido à limitação do terreno, o nível -4 inclui uma piscina, centro de spa e uma sala de reuniões. A estratégia de projeto do telhado verde era proporcionar vistas panorâmicas das colinas circundantes em uma área de estar aconchegante. As plantas residenciais incluem dois tipos diferentes, que diferem na disposição da cozinha, sala de estar e suas circulações. No tipo A, a sala de estar é mais privada.
Um dos principais desafios no processo de projeto foi a escala do envelope do prédio, considerando a largura e altura, o que resultou em um prédio alto e estreito. A disposição das principais áreas de estar na ala sul nos ajudou a ter um espaço integrado na fachada sul, proporcionando amplas aberturas. Afastando-se dos arranha-céus de vidro mais tradicionais da cidade, a equipe decidiu trazer qualidade e profundidade para a fachada urbana. Utilizando uma abordagem inovadora em materiais e construção, a fachada distinta do prédio é composta por uma pele dupla nas áreas de estar.
Todos os painéis de concreto expostos foram construídos in loco, o que foi uma experiência empolgante de produção de materiais de fachada. Através de diferentes procedimentos em relação aos métodos de mistura e seu tempo de vibração, conseguimos obter o resultado desejado em termos de qualidade e design. Essas peças foram produzidas em 6 tipos e totalizaram 18.000 unidades. Na parede oeste, parte dessas telhas foi instalada com argamassa e parte delas foi instalada com uma estrutura separada em uma instalação a seco.
O controle da luz na fachada oeste foi alcançado reduzindo o tamanho das janelas dos espaços privados e dos painéis de fachada. Dada a importância do detalhamento neste projeto, a seção da fachada de pele dupla inclui colunas de aço circular expostas na camada intermediária, estruturas para vigas horizontais de concreto armado e, por fim, telhas de preenchimento entre as vigas de concreto armado. A segunda pele da fachada de norte a sul tornou-se mais transparente em gradiente, e o espaço entre as duas peles foi projetado para acomodar a colocação de plantas e espaços verdes.